Você ainda não sabe quem é o seu público nas redes sociais? Descubra!

By 5 de abril de 2017Mídias Sociais
papeis com fotos e lupa enfatizando uma delas. Descubra quem é o seu público nas redes sociais.

Avaliar o público-alvo de uma empresa nas redes sociais não é uma tarefa simples. Isso porque a popularidade, muitas vezes, não significa que todas aquelas pessoas sejam clientes em potencial. Saber quem é o seu público nas redes sociais vai trazer resultados bem mais relevantes que apenas likes.

Não é o número de seguidores na sua página ou o número de curtidas em uma publicação que vai determinar o sucesso na venda de seus produtos. Já falamos sobre quais métricas você deve acompanhar.

É preciso diferenciar quem está realmente interessado no seu negócio e, a partir daí, produzir conteúdo. Caso contrário, você desperdiçará seu tempo e seu dinheiro.

Neste post, trataremos de alguns tópicos para te ajudar a reconhecer quem é o seu público nas redes sociais. Não vai perder essa oportunidade, certo? Então acompanhe e confira!

Identifique as pessoas que você precisa atingir

A resposta de quem é o seu público só é encontrada se houver uma interação com ele. Seja criativo ao criar pesquisas para os seus seguidores, aproveite o espaço do seu blog e dê a oportunidade de os leitores manifestarem opiniões, esteja aberto a sugestões.

Atualmente, existem ferramentas capazes de identificar seu público-alvo, quais redes sociais eles mais usam e monitorar o acesso nas diversas plataformas, separando esses seguidores por grupos, como idade, sexo, localidade, entre outros.

Leia também nosso artigo sobre redes sociais para empresas e descubra qual delas se encaixa melhor ao seu perfil.

Saiba os objetivos de cada rede social

Uma vez reconhecido seu alvo e as redes que ele frequenta, é preciso entender como funciona cada uma delas para que possa ser explorado o máximo das suas funções. Conhecendo bem as ferramentas de comunicação, seja Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn, a interação com o público fluirá com mais naturalidade.

Transforme seu público nas redes sociais em Personas

A Persona é criada como uma representação do consumidor, um perfil ideal do seu público, feito com base nos dados coletados.

É uma prática adotada para facilitar a comunicação: com base em cada persona, você saberá quais estratégias precisam ser adotadas.

Por exemplo, se o resultado da pesquisa foi que a maioria dos clientes são estudantes entre 18 e 25 anos, do sexo feminino, seu conteúdo deve ser produzido de forma que ele condiga com a realidade dessa persona.

Ouça seus seguidores

O feedback dos clientes é uma ótima maneira de corrigir erros e pensar no que pode ser melhorado no futuro. Atente aos comentários que serão feitos, especialmente as críticas, e aproveite a oportunidade para transformar essa experiência em crescimento. Oferecer um canal de relacionamento com o cliente pode ser muito produtivo.

Trabalhe com profissionais especializados

Por mais que você domine o universo digital e já tenha experiência em utilizar redes sociais, quando se trata de estratégias de mercado para uma empresa, a coisa não é tão simples quanto parece.

Poder contar com uma equipe qualificada é importante para estabelecer as melhores táticas. Pois transforma as redes de comunicação da sua empresa em oportunidade de concretizar negócios. Contrate uma agência de marketing digital para trabalhar a imagem da sua marca e alcance melhores resultados.

Praticar ações de marketing digital direcionadas ao público nas redes sociais passou a ser questão de sobrevivência para as empresas. Isso se dá diante da competitividade no mundo dos negócios e das constantes inovações tecnológicas,

Essas dicas te ajudaram a descobrir quem é o seu público nas redes sociais? Aproveite para conferir nosso artigo 5 dicas para engajar os clientes nas redes sociais.

Você também poderá gostar dos posts:

Monitoramento de redes sociais: confira 5 melhores práticas O monitoramento de redes sociais é uma das etapas mais importantes do trabalho no marketing digital. A partir dele, você pode saber como a sua marca e seus produtos são vistos pelo...
Redes sociais para empresas: qual é a melhor e como administrar? As redes sociais se tornaram grandes aliadas das empresas que conseguem trabalhar uma boa estratégia digital. Se engana quem pensa que esse investimento é gasto. Para aqueles que r...
Social Media: como as empresas lucram mais com essa estratégia? Aumentar as vendas com social media faz parte do objetivo estratégico da maioria das empresas, já que as redes sociais se tornaram meios eficientes para trabalhar o marketing digit...