Você ainda não sabe quem é o seu público nas redes sociais? Descubra!

By 5 de Abril de 2017Mídias Sociais
papeis com fotos e lupa enfatizando uma delas. Descubra quem é o seu público nas redes sociais.

Avaliar o público-alvo de uma empresa nas redes sociais não é uma tarefa simples. Isso porque a popularidade, muitas vezes, não significa que todas aquelas pessoas sejam clientes em potencial. Saber quem é o seu público nas redes sociais vai trazer resultados bem mais relevantes que apenas likes.

Não é o número de seguidores na sua página ou o número de curtidas em uma publicação que vai determinar o sucesso na venda de seus produtos. Já falamos sobre quais métricas você deve acompanhar.

É preciso diferenciar quem está realmente interessado no seu negócio e, a partir daí, produzir conteúdo. Caso contrário, você desperdiçará seu tempo e seu dinheiro.

Neste post, trataremos de alguns tópicos para te ajudar a reconhecer quem é o seu público nas redes sociais. Não vai perder essa oportunidade, certo? Então acompanhe e confira!

Identifique as pessoas que você precisa atingir

A resposta de quem é o seu público só é encontrada se houver uma interação com ele. Seja criativo ao criar pesquisas para os seus seguidores, aproveite o espaço do seu blog e dê a oportunidade de os leitores manifestarem opiniões, esteja aberto a sugestões.

Atualmente, existem ferramentas capazes de identificar seu público-alvo, quais redes sociais eles mais usam e monitorar o acesso nas diversas plataformas, separando esses seguidores por grupos, como idade, sexo, localidade, entre outros.

Leia também nosso artigo sobre redes sociais para empresas e descubra qual delas se encaixa melhor ao seu perfil.

Saiba os objetivos de cada rede social

Uma vez reconhecido seu alvo e as redes que ele frequenta, é preciso entender como funciona cada uma delas para que possa ser explorado o máximo das suas funções. Conhecendo bem as ferramentas de comunicação, seja Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn, a interação com o público fluirá com mais naturalidade.

Transforme seu público nas redes sociais em Personas

A Persona é criada como uma representação do consumidor, um perfil ideal do seu público, feito com base nos dados coletados.

É uma prática adotada para facilitar a comunicação: com base em cada persona, você saberá quais estratégias precisam ser adotadas.

Por exemplo, se o resultado da pesquisa foi que a maioria dos clientes são estudantes entre 18 e 25 anos, do sexo feminino, seu conteúdo deve ser produzido de forma que ele condiga com a realidade dessa persona.

Ouça seus seguidores

O feedback dos clientes é uma ótima maneira de corrigir erros e pensar no que pode ser melhorado no futuro. Atente aos comentários que serão feitos, especialmente as críticas, e aproveite a oportunidade para transformar essa experiência em crescimento. Oferecer um canal de relacionamento com o cliente pode ser muito produtivo.

Trabalhe com profissionais especializados

Por mais que você domine o universo digital e já tenha experiência em utilizar redes sociais, quando se trata de estratégias de mercado para uma empresa, a coisa não é tão simples quanto parece.

Poder contar com uma equipe qualificada é importante para estabelecer as melhores táticas. Pois transforma as redes de comunicação da sua empresa em oportunidade de concretizar negócios. Contrate uma agência de marketing digital para trabalhar a imagem da sua marca e alcance melhores resultados.

Praticar ações de marketing digital direcionadas ao público nas redes sociais passou a ser questão de sobrevivência para as empresas. Isso se dá diante da competitividade no mundo dos negócios e das constantes inovações tecnológicas,

Essas dicas te ajudaram a descobrir quem é o seu público nas redes sociais? Aproveite para conferir nosso artigo 5 dicas para engajar os clientes nas redes sociais.

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