Marketing de relacionamento: devo usar o e-mail ou as redes sociais?

By 12 de março de 2018E-mail Marketing
Marketing de relacionamento: devo usar o e-mail ou as redes sociais? - Na imagem, uma jovem mulher utiliza um smartphone enquanto está sentada em uma mesa com um notebook em cima

Todos os anos, novos concorrentes surgem no mercado e as empresas precisam criar estratégias para não ficarem para trás. O marketing de relacionamento é uma das melhores opções para conquistar e se aproximar de novos clientes. Quando você entrega algo que nenhum outro se dispôs a oferecer, dificilmente seus clientes mudarão de marca.

Para que o marketing de relacionamento seja eficaz, além da inovação, é preciso proporcionar a melhor experiência aos consumidores — ou seja, fazê-los se sentirem especiais. Se você deseja conquistar clientes e fidelizá-los, é fundamental aderir a essa estratégia. Mesmo que os resultados apareçam em longo prazo, você conquista fãs da marca e, assim, não perde espaço para a concorrência.

Quer conhecer a importância do marketing de relacionamento e o melhor canal para aplicar essa estratégia? Continue lendo e confira!

Qual a importância do marketing de relacionamento para a minha empresa?

Diminui o custo com campanhas publicitárias

Uma das vantagens dessa estratégia é a fidelização — e como sabemos, é mais barato fidelizar do que atrair novos consumidores. Com o passar do tempo, ao tornar a sua marca conhecida e bem-aceita pelos clientes, os gastos com anúncios publicitários passam a ser menores e você consegue uma receita recorrente.

Cria defensores e divulgadores da marca

Outro benefício é criar clientes engajados que defendem a marca com unhas e dentes. O exemplo mais conhecido de marca que conquistou uma legião de fãs pelo mundo é a Apple. Basta lançar um produto novo para surgir enormes filas em suas lojas, sem contar que esses clientes fiéis estão o tempo inteiro em fóruns da internet debatendo e defendendo a marca.

Permite que você conheça melhor o público

No marketing de relacionamento é preciso se comunicar constantemente com os consumidores. Sendo assim, você passa a conhecer melhor os anseios desse público para oferecer o melhor serviço ou produto.

Afinal, qual é o canal mais adequado?

E-mail

Ao utilizar uma estratégia de e-mail marketing, você tem a vantagem de contar com ferramentas de automação para enviar conteúdos segmentados. Vamos supor que você tenha uma livraria e o cliente compre um livro de psicologia. Desse modo, você tem uma informação importante sobre ele e pode enviar ofertas personalizadas — o que aumenta a chance dele continuar comprando.

O e-mail também é excelente para que você realize pesquisas de satisfação. Assim que o cliente efetua uma compra, você envia um e-mail perguntando como foi essa experiência e o que você pode fazer para melhorar. Isso o deixará satisfeito e, de quebra, você receberá um feedback valioso. Se você quer aumentar suas vendas e fidelizar os clientes, o e-mail é a ferramenta ideal.

Redes sociais

Nas redes sociais, suas ações de marketing de relacionamento podem ser realizadas com frequência. Essas mídias são ideais para você criar proximidade com os consumidores e ter uma conversa franca, sem muita formalidade. Apesar de muitos empreendimentos utilizarem as redes sociais apenas para fins promocionais, seu propósito principal deve ser interagir com os usuários.

As respostas nas redes sociais costumam vir de forma imediata. Não é à toa que os usuários utilizam cada vez mais essas plataformas para tirar dúvidas. Portanto, você precisa estar sempre presente e não deixar perguntas sem respostas. Então, podemos dizer que as redes sociais são indicadas para que você evite problemas que poderiam ser resolvidos facilmente e crie uma imagem positiva.

Como você pôde perceber, ambos os canais têm seus benefícios. Enquanto o e-mail é indicado para enviar ofertas personalizadas, as redes sociais são propícias para a gestão da sua marca. É importante ter em mente que o marketing de relacionamento não é só atendimento: todas as suas ações têm impacto na experiência do consumidor. Sendo assim, você deve conhecê-los ao máximo para entregar o que eles esperam e um pouco mais.

Agora que você já sabe os benefícios dessas mídias em sua estratégia, descubra quando contratar uma agência de marketing!

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