Facebook Ads ou Google AdWords: conheça as vantagens de cada um

By 27 de dezembro de 2017Campanha Patrocinada
Facebook Ads ou Google Adwords - pessoa analisando métricas em um tablet

Depois da internet, a forma de anunciar produtos e serviços nunca mais foi a mesma. Antes era comum as empresas buscarem esse tipo de suporte em canais tradicionais como TV, rádio, jornal impresso ou revistas.

Hoje em dia, porém, as ferramentas do marketing digital são imprescindíveis para atingir os objetivos no ambiente virtual. Por isso, o Facebook Ads ou Google AdWords deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa.

Neste artigo, destacaremos algumas vantagens desses formatos. Quer saber quais são elas? Leia até o final e fique por dentro!

O que é Google AdWords?

Trata-se de uma plataforma de publicidade online da Google. Nesse sistema, os anúncios são exibidos de acordo com a palavra-chave pesquisada. Assim, eles aparecem quando as pessoas realizam buscas, seja pelo desktop, smartphone ou tablet.

Quais são os formatos de anúncios?

Os tipos de anúncios encontrados no Google AdWords são variados e exibidos de acordo com a palavra-chave inserida pelo usuário. Nesse caso, a campanha pode ser segmentada por:

  • Rede de pesquisa com exibição em display: alcança mais pessoas na medida em que elas acessam sites ou pesquisam pela web;
  • Apenas rede de pesquisa: o resultado aparece conforme a busca realizada pelo usuário (palavra-chave);
  • Apenas rede display: anúncios são disseminados em sites, aplicativos e vídeos;
  • Google shopping: ideal para e-commerces, pois ajuda a intensificar o tráfego, gerando mais leads qualificados;
  • Vídeo: anúncios exibidos em forma de vídeos;
  • Aplicativo universal: possibilidade de criar vários anúncios para aplicativos;
  • Remarketing: os anúncios ficam visíveis para os potenciais clientes.

Quais são as vantagens?

Sem sombra de dúvida, o Google está entre os sites mais acessados do mundo, já que tem um potencial de alcance de mais 90%. Por conta disso, você obtém:

  • Orçamento flexível;
  • Controle dos resultados;
  • Segmentação;
  • Mensuração (Google Analytics);
  • Otimização das campanhas.

O que é Facebook Ads?

Trata-se de uma estrutura de mídia paga do Facebook, muito utilizada para anúncios em redes sociais.

Com ela, o anunciante tem a chance de segmentar a informação a ser propagada segundo o perfil do cliente em potencial. Isso significa que o anúncio é direcionado de acordo com o comportamento do público-alvo, sem a necessidade de uma busca por palavra-chave.

Quais são os recursos?

Assim como o Google AdWords, o Facebook Ads disponibiliza uma série de recursos importantes para publicidade online. Por meio da plataforma, você consegue realizar:

  • Reconhecimento de marca: atrai a atenção de mais pessoas;
  • Alcance: alcança mais pessoas e melhora a frequência de visualização dos anúncios;
  • Tráfego: direciona tráfego do Facebook para páginas externas;
  • Envolvimento: obtém mais curtidas, envolvimento com as postagens ou eventos;
  • Instalação do aplicativo: veicula anúncios no feed de notícias, a fim de levar o público à página de instalação;
  • Visualização de vídeo: melhora o engajamento (cadastro, compra, download, mais informações transmitidas);
  • Geração de cadastros: captura contatos de potenciais clientes;
  • Conversões: incentiva a conversão de produtos e serviços;
  • Venda do catálogo de produtos: mostra o mix de produtos para clientes em potencial;
  • Visitas ao estabelecimento: destaca e exibe o endereço da loja para pessoas próximas de sua localização.

Por que usar o Facebook Ads?

Pelo Facebook Ads é possível aumentar o público e ainda melhorar a interação com os potenciais clientes. Além do mais, a rede social é a maior do mundo. Por isso, com esse tipo de ferramenta é possível obter:

  • Público qualificado (segmentação);
  • Investimento acessível;
  • Variedade nos formatos de anúncios;
  • Insights de audiência (relatório em tempo real);
  • Possibilidade de atrair potenciais clientes.

Facebook Ads ou Google AdWords, qual escolher?

O Facebook Ads trabalha principalmente com perfis de usuários, enquanto o AdWords está focado em palavras-chave.

Se você está começando a fazer anúncios na internet, o formato de anúncios do Facebook Ads é mais simples e tende a ser mais eficiente, pois é indicado especialmente para a divulgação e construção de uma marca.

Facebook Ads ou Google AdWords? De fato, essas plataformas de anúncios são bem eficazes quando o assunto é a publicidade online. Porém, os anúncios propagados na estrutura do Facebook geram resultados mais rápidos, porque ele disponibiliza uma gama de opções que ajudam a atingir e engajar o público-alvo.

E aí, já sabe qual dessas ferramentas é a melhor para a sua empresa? Entre em contato com a gente e descubra nossas soluções.