Atraindo novos leads: conheça as 4 etapas do Inbound Marketing

By 3 de dezembro de 2018Inbound Marketing

Você provavelmente conhece o conceito de Inbound Marketing, não é mesmo? Criado em 2005 por Brian Halligan, CEO e co-fundador do HubSpot, o método se espalhou rapidamente, e hoje é usado pela maioria das empresas que participam do mercado digital. Para aplicar essa ideia na estratégia do seu negócio, é crucial entender completamente as etapas do Inbound Marketing.

A estratégia consiste em fazer com que as pessoas desenvolvam interesse pela marca e sejam conquistadas, para então passarem a consumi-la. Ao longo deste texto, vamos apresentar e explicar os quatro estágios do Inbound Marketing. Confira!

1. Atrair

A primeira coisa que você quer fazer é ser visto, ou seja, atrair o cliente para o seu produto. Para isso, procure investir no desenvolvimento de canais de redes sociais, blogs e até vídeos. O importante é produzir conteúdo de qualidade que vá ao encontro do interesse de sua persona. A forma como esse material será lançado deve seguir a identidade da empresa, tornando-a mais forte e relevante.

É importante lembrar que, antes dessa etapa, o cliente não conhece sua marca, assim como você não o conhece. Dessa forma, seu conteúdo deve ser produzido de forma a atraí-lo aos poucos e fazer com que se interesse pelas soluções que você propõe. A isca foi lançada, agora é esperar a aproximação do cliente para iniciar o processo de conversão.

2. Converter

Dentre as etapas do Inbound Marketing, essa é uma das mais importantes e desafiadoras. Após atrair o cliente, chega a hora de convertê-lo em lead, ou seja, entender melhor suas necessidades, motivações e informações gerais. Ao estreitar a relação com o consumidor, a empresa receberá informações valiosas para entender com quem dialoga e como abordar esse público.

De que maneira realizar essa conversão de forma efetiva? Existem muitas maneiras de converter o visitante do seu website em leads. Você pode utilizar landing pages, formulários, ações de cadastro etc. Após a geração do lead, seu time comercial pode iniciar o trabalho de relacionamento, tendo em mente a transformação do lead em cliente. Para isso, é crucial ter uma equipe de vendas alinhada com o seu time de marketing.

3. Fechar

Essa etapa é inteiramente focada nos clientes em potencial, ou seja, aqueles que têm maior chance de se tornarem consumidores do seu produto. Esse estágio é diretamente dependente do sucesso das fases anteriores. Você atraiu o cliente, transformou-o em lead e agora é hora de fechar o negócio.

A maneira como a venda ocorrerá vai depender da estratégia da sua empresa. É importante ter em mente a atuação da competição, a fim de oferecer propostas competitivas. O uso de uma equipe comercial de qualidade é muito importante nesse momento. As etapas do Inbound Marketing não acabam aqui.

Ainda é comum que, após conseguir uma venda, a empresa veja o consumidor se afastar de seu negócio. Para evitar isso, é preciso bolar uma boa estratégia de relacionamento com o objetivo de manter o cliente por perto, o que nos leva à próxima etapa.

4. Encantar

Depois de fechar negócio, você pode deixar o cliente de lado, correto? Errado. Encantar aquele que já consumiu o seu produto é muito importante, pois melhora a imagem de sua marca com o indivíduo, e isso é passado adiante. Se feita da maneira correta, essa etapa pode transformar um consumidor em defensor de seu empreendimento.

A possibilidade de negócio é maior se há alguém indicando seu produto para amigos, parentes ou até participantes de fóruns online. Aproveite que você já conhece o perfil do consumidor e continue seu relacionamento com ele. Essa é a melhor forma de conquistar clientes fiéis e duradouros que, além de tudo, estarão fazendo propaganda boca a boca.

E aí, deu pra entender todas as etapas do Inbound Marketing? Todas elas são essenciais para o sucesso da estratégia como um todo. Lembre-se de sempre buscar conhecimento sobre o perfil de seu público-alvo e tenha em mente que isso pode sofrer alterações ao decorrer do tempo. É crucial que o relacionamento com o cliente seja tratado com a devida importância, tanto antes quanto depois da conclusão do negócio.

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Pronto para pôr as mãos na massa e melhorar sua estratégia? Não deixe de checar este artigo sobre o papel do fluxo de nutrição em seu plano de marketing. Boa leitura!

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